Saltar para conteudo
Voltar

SSInovation: do empreendedorismo tecnológico à final do Wake-Up 4.0

26 julho, 2023
1 minuto de leitura
SSInovation: do empreendedorismo tecnológico à final do Wake-Up 4.0

Samuel Costa e Sabino Rocha, finalistas da Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Automação do ISPGAYA, levaram o projeto SSInovation, uma startup de base tecnológica, até à fase final do Wake-Up Indústria 4.0, tendo ficado entre as 8 melhores ideias que fizeram a apresentação do Pitch Final.

O mote para participar no Wake-Up Indústria 4.0 surgiu no âmbito da unidade curricular de anteprojeto numa aula ministrada pela Wake-Up onde fazia parte da aula submeter uma ideia. O desafio foi lançado pela Wake-Up e pela INOVA+ que convidaram os alunos a melhorar e investir na ideia.

De acordo com Samuel e Sabino, o SSInovation consiste em “sensorizar o chão de fábrica e, com ajuda de ferramentas, como por exemplo Machine Learning e AI, gerar alertas para equipas de manutenção a fim de prevenir paragens na produção.”

No decorrer do concurso os alunos de Eletrónica e Automação tiveram a oportunidade de visitar incubadoras e, ainda antes de passarem à fase final do programa de empreendedorismo tecnológico, passar pelo crivo de um Pitch Digital.

O Pitch Final teve lugar no dia 6 de junho, no auditório da sede da Associação Empresarial de Oliveira do Azeméis – AECOA, onde os alunos superaram o desafio de apresentar a sua ideia de negócio a um júri constituído pelos promotores do projeto – AECOA e INOV, um representante do setor empresarial, a Tailor – Advanced Analytics, Lda, bem como a um público composto por professores e profissionais que assistiram à apresentação.

Samuel e Sabino terminaram o Wake Up 4.0 com a confiança e motivação redobradas para continuar a desenvolver o projeto SSInovation e, futuramente, participarem em novos concursos por forma a obter fundos para avançar com o projeto.

Parabéns aos finalistas de Eletrónica e Automação do ISPGAYA pelo trajeto no Wake-Up 4.0, programa de incentivo à criação de novas empresas de base tecnológica.

Partilha