Saltar para conteudo
Voltar

Finalistas de Eletrónica e Automação entre os 12 melhores projetos do Wake Up 4.0

10 julho, 2023
1 minuto de leitura
Finalistas de Eletrónica e Automação entre os 12 melhores projetos do Wake Up 4.0

Marcelo Almeida e Rui Santos, finalistas da Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Automação do ISPGAYA, ganharam uma bolsa no concurso Wake Up indústria 4.0 com o projeto M&Renewtech – soluções energéticas, tendo ficado entre as 12 melhores ideias a nível nacional.

A M&Renewtech é uma empresa que oferece serviços de eficiência energética personalizados para pequenas empresas.  A solução combina o uso de painéis solares com baterias recicladas, permitindo que as organizações reduzam os seus custos de energia e se tornem mais sustentáveis. A startup de base tecnológica, que se enquadra na indústria 4.0, utiliza tecnologias avançadas e estratégias inteligentes para otimizar a geração e o consumo de energia. O projeto levou os alunos até às meias-finais do concurso, que se realizaram online, no dia 2 de junho.

De acordo com os alunos, que durante as fases de seleção do Wake Up 4.0 tiveram a oportunidade de visitar startups e contactar com o mundo do empreendedorismo, os diferenciais do projeto incluem “a reciclagem de baterias, serviços personalizados, tarifas bi-horárias e um forte compromisso com a sustentabilidade, proporcionando economias significativas a longo prazo.”

Com a premissa de criarem uma ideia de negócio inovadora, os alunos ressalvam como principal desafio, “identificar a demanda por serviços de eficiência energética e a necessidade de redução de custos de energia em pequenas empresas, além de reconhecer a importância da sustentabilidade e a tendência da adoção de energia renovável.”

Marcelo Almeida e Rui Santos pretendem agora avaliar a viabilidade técnica e económica do projeto, estabelecer parcerias com fornecedores e profissionais qualificados de energia renovável e desenvolver soluções personalizadas para cada cliente. A M&Renewtech fornece a instalação dos sistemas de energia renovável, monitorização de desempenho e serviços de manutenção.

O projeto Wake Up 4.0, programa para a criação de novas empresas de base tecnológica, foi promovido pela AECOA - Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis e INOV - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação.

Partilha