Engenharia Mecânica
Nem só de automóveis vive o engenheiro mecânico, o nosso dia a dia está repleto de sistemas mecânicos, do mais simples parafuso ao mais sofisticado satélite.
Apresentação
O curso de Engenharia Mecânica do ISPGAYA proporciona uma formação marcadamente prática e experimental, fundamentada nos conhecimentos teóricos necessários ao exercício da Engenharia.
Os licenciados em Engenharia Mecânica pelo ISPGAYA, devem estar aptos para, no seu exercício profissional, estudar, desenvolver, investigar, conceber e projetar componentes, máquinas, equipamentos, instalações e sistemas mecânicos e térmicos, utilizando energias convencionais ou renováveis, superintender ou colaborar nas fases de fabricação, montagem, operação, fiscalização, controlo de qualidade e manutenção de todos os tipos de instalações, podendo ter ainda a seu cargo a gestão, a coordenação e a elaboração de pareceres sobre os vários tipos de atividades anteriormente referidas.
Pela relação de proximidade entre o corpo docente e os estudantes, pela qualidade dos laboratórios, pela ligação existente à comunidade envolvente, o curso de Engenharia Mecânica permite uma rápida inserção dos seus licenciados no mercado de trabalho, como demonstra a sua elevada taxa de empregabilidade. Segundo a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, o setor da metalomecânica exportou 20 mil milhões de euros em 2021, cerca de 31% do total nacional e é o setor mais exportador de Portugal, tem grande potencial de crescimento e carência de pessoal qualificado.
O curso apresenta uma boa ligação com o tecido económico-social, nomeadamente através de diversas empresas e associações empresariais, concretizada através de projetos de fim de curso e projetos de investigação aplicada realizados pelos estudantes.
A Licenciatura em Engenharia Mecânica é estratégica para o país e para quem decide ingressar nele porque terá capacidade para:
Conceber, projetar e desenhar componentes, máquinas, equipamentos, instalações mecânicas e térmicas utilizando energias convencionais ou renováveis;
Superintender ou colaborar nas fases de fabricação e montagem ou instalação dos mesmos;
Gerir, coordenar e elaborar pareceres técnicos sobre equipamentos ou instalações industriais.
Os licenciados podem solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros Técnicos, no Colégio da Especialidade de Engenharia Mecânica.
Horário
Diurno / Pós-Laboral
Duração
6 Semestres
Qualificação
Nível 6 do QNQ
Acreditação A3ES
Acreditado
Saídas Profissionais
- Desenhador/Projetista de componentes ou equipamentos industriais;
- Gestor de Manutenção em instalações industriais;
- Gestor de Produção em empresas do setor de metalomecânica;
- Projetista de circuitos pneumáticos ou óleo-hidráulicos;
- Projetista de estruturas metálicas;
- Projetista de sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC);
Provas de Ingresso
- Matemática A e Física (Química)
- Nota mínima de candidatura: 98 pontos
- Nota mínima dos exames nacionais: 95 pontos
Acreditação A3ES
- Período de creditação: 6 Anos
- Data da publicação da A3ES: 25/05/2022
- Deliberação da A3ES
- Vagas e Informação Geral do Curso
Dados e Estatísticas de Empregabilidade
-
Taxa de Empregabilidade: 100%
Dados recolhidos em outubro de 2021 pelo Observatório da Qualidade
- Dados do portal InfoCursos
Documentos
Nunca pares de aprender
Vem fazer parte da próxima geração de empreendedores e líderes, junta-te a nós!
Vive uma experiência desafiante, enriquecedora e motivadora.