Cartão de Estudante

Apresentação

O Cartão de Identificação Universitário é um serviço gratuito e diferenciado oferecido pelo ISPGAYA aos seus Estudantes, Colaboradores Docentes e Colaboradores Não Docentes.
É uma ferramenta ágil e segura, que abre um mundo de possibilidades à comunidade académica.

Trata-se de um cartão inteligente que inclui tecnologias, de contacto e sem contacto, tecnologia de Chip Dual, que permitirão reunir num só cartão várias funcionalidades, como por exemplo:

  • Identificação como membro da comunidade académica do ISPGAYA
  • Aceder a serviços internos existentes na Instituição
  • O controlo do acesso a recintos e a equipamentos restritos

A vertente bancária do cartão apresenta ainda mais funcionalidades inovadoras como a nova tecnologia de pagamento Paypass:

  • Chip EMV com a recente tecnologia DDA, que incrementa a segurança nas transações, reduzindo ainda mais o risco de fraude.
  • Contactless - a solução ideal de tecnologia avançada para pagamentos até €20 sem a necessidade de introdução do Código Pessoal (PIN), bastando aproximar o cartão do leitor Contactless ligado ao Terminal de Pagamento Automático.

Destinatários

O Cartão de Identificação do ISPGAYA destina-se a todos os colaboradores da comunidade académica do Instituto que se encontrem registados no sistema de informação do ISPGAYA.

O cartão serve como identificação pessoal e oferece também outros serviços, a serem disponibilizados ao longo do tempo, como: consultas, meio de pagamento, acessos a espaços e equipamentos da Instituição.

Os seus titulares podem ainda utilizá-lo como porta-moedas eletrónico, ou como cartão de débito (opcional).

O Santander Universidades tem uma nova ferramenta de comunicação: o Facebook. 
Podem encontrar na página: www.facebook.com/#!/santanderuniversidadesportugal

Emissão de Cartões ISPGAYA

Para a emissão do cartão ISPGAYA é necessário o preenchimento de um documento designado por Ficha-Foto. Trata-se de um documento que permite recolher elementos sobre o utilizador para emissão do cartão de identificação do ISPGAYA: https://portal.sibscartoes.pt/Fichas/index/card/rwcb/id/00040/formtype/rnc

  • N.º de BI ou Cartão Cidadão (só os primeiros nove dígitos);
  • Nome a inscrever no cartão;
  • Fotografia (tipo passe) que ficará presente no cartão.

Após a submissão do pedido do cartão de estudante, deve imprimir cópia do mesmo e anexar cópia do CC ou BI, declaração de inscrição no ISPGAYA e entregar numa sucursal do banco Santander (de preferência entregue os documentos no balcão Santander, que fica na Praceta 25 de Abril em frente à Camara Municipal de Gaia)

De acordo com as leis nacionais de proteção de dados o ISPGAYA não faculta outros dados pessoais a entidades terceiras, pelo que só procede ao envio do número de estudante, nome, número do bilhete de identidade ou cartão do cidadão, curso e escola.

Preenchimento da Ficha/Foto:

Opção A - Formato digital (online)

Documento digital disponibilizado pelas entidades intervenientes no processo de emissão do cartão de identificação do ISPGAYA.

Opção B - Nas Infra-Estruturas de Apoio

Os alunos do ISPGAYA terão também ao seu dispor quiosques (balcões) do Banco Santander Totta onde poderão realizar a inscrição, mediante identificação, comprovativo de matrícula e uma fotografia tipo passe.

Funcionalidades a curto e médio prazo

Identificação:

Permite ao utilizador identificar-se como membro da comunidade académica do ISPGAYA. Identificação na requisição de livros na Biblioteca.

Pequenos pagamentos (Micropagamentos):

O utilizador apenas terá que recarregar o seu cartão, em pontos de consulta (Quiosques), passando a usa-lo para efetuar as transações necessárias. Estas poderão ser consultadas pelo utilizador de forma a poder fazer uma gestão do seu dinheiro. Nestes mesmos pontos de consulta, o utilizador poderá comprar ou fazer reservas (almoço, locais ou equipamentos), não ficando limitado aos horários de funcionamento, bem como realizar pequenos pagamentos internos como por exemplo no bar, fotocopiadoras e impressoras.

Cartão Paypass e Serviço Multibanco (escolha opcional):

Este é um serviço opcional para o utilizador. Assim poderá aderir à componente bancária e beneficiar de condições especiais oferecidas pelo banco Santander Totta.

A tecnologia Contactless está apenas disponível apenas em cartões com vertente bancária. Esta tecnologia permite pagamentos até €20 sem a necessidade de introdução do Código Pessoal (PIN), bastando aproximar o cartão do leitor Contactless ligado ao Terminal de Pagamento Automático equipados para o efeito.

Controlo de assiduidade:

Permite a leitura de cartão através da tecnologia RFID por meio de um equipamento de relógio de ponto, e faz o registo eletrónico da hora de chegada dos utilizadores na(s) Unidade(s) Orgânica(s).

A tecnologia RFID envolve a utilização de etiquetas, que podem transmitir e receber informação através de radiofrequência, utilizando leitores RFID. A radiofrequência permite a troca de informação entre dispositivos de leitura e cartões que sejam portadores de etiquetas RFID.

Controlo físico de acesso:

O Controlo Físico de Acesso, é uma ferramenta que gere, de maneira simples e eficiente, as informações referentes ao controlo do acesso físico de portas e locais onde apenas determinado pessoal poderá aceder.

O controlo de acesso implementa mecanismos para habilitar e desabilitar utilizadores a áreas restritas, além de disponibilizar funções de auditoria, onde é possível visualizar todas as tentativas de acesso, sendo elas autorizadas ou não.

Outro controlo de acesso físico engloba as permissões para acesso ao parque de estacionamento:

O sistema pode configurar diferentes permissões de acesso ao parque. Assim os utilizadores que têm permissão para a utilização do parque de estacionamento, poderão utilizar o Cartão da Universidade para acesso ao mesmo.

Autenticação (em desenvolvimento):

Para a autenticação com o Cartão ISPGAYA é necessário dispor de um leitor de cartões devidamente instalado no terminal.

Na introdução do cartão no leitor o utilizador virá a inserir o seu código pin respetivo.

Outra opção será da autenticação ser efetuada através da leitura do cartão por RFID, que funciona de maneira igual à funcionalidade de “Controlo de assiduidade”.

Assinatura digital (em desenvolvimento):

Este é um mecanismo que permite ao titular de um Cartão Universitário, por vontade própria, assumir de forma inequívoca a autoria de um documento, assinado com a chave criptográfica pessoal residente no seu Cartão. Qualquer entidade pode verificar a assinatura digital colocada pelo utilizador num documento.

Perguntas Frequentes

1. Que tecnologia possui o cartão ISPGaya?

O Cartão de Identificação Universitário do ISPGAYA possui, basicamente, dois tipos de tecnologias: com e sem contacto. O primeiro caso contempla um chip e banda magnética, o segundo, um chip RFID-MIFARE e código de barras.

2. Que informação é visível no cartão ISPGaya?

No cartão do ISPGAYA podem ser visualizados determinados elementos que permitem identificar o utilizador:

  • Face: Fotografia, Nome, Categoria, validade e número identificação pessoal;
  • Verso: Número identificação pessoal, código de barras.

3. Quanto tempo demora a entrega do cartão ISPGAYA?

Depois de solicitado, o cartão pode demorar aproximadamente 10 dias úteis a ser entregue.
Neste primeiro ano de emissão, devido ao elevado número de cartões a processar, o prazo poderá ser mais dilatado.

4. Qual é a validade do cartão ISPGAYA?

A validade do cartão é visível na sua face: 

  • Colaboradores Docentes - a validade é de 4 anos (validade máxima do cartão).
  • Estudantes - a validade tem em consideração o número de anos que falta para finalizar o curso.
  • Colaboradores Não Docentes - a validade é de 4 anos (validade máxima do cartão).

Findo o prazo, e se ainda necessita do cartão, deve solicitar a emissão de um novo no balcão Santander Totta mais próximo do ISPGAYA.

5. Quais são as categorias que podem ser mencionadas na face do cartão ISPGAYA?

Serão consideradas, tendo em consideração o perfil do utilizador, as seguintes categorias:

  • Colaborador Docente;
  • Colaborador Não Docente;
  • Estudante;