GESTÃO DE TURISMO - GT

Objectivos

O Técnico em Gestão de Turismo desenvolve, promove e comercializa serviços e produtos turísticos diversificados nos domínios do lazer, da cultura, da saúde e dos negócios. Desempenha funções no âmbito da colaboração, apoio e desenvolvimento de projetos na área da interpretação e comunicação do património, assim como em atividades de internacionalização de recursos e produtos turísticos.

Actividades dos graduados

  • Conceber produtos e serviços turísticos e promover a sua venda junto de clientes individuais e de organizações internacionais.
  • Coordenar a operacionalizar e a comercialização de produtos e destinos turísticos.
  • Programar e coordenar atividades e eventos especiais em estruturas patrimoniais, em função dos recursos disponíveis.
  • Definir, implementar e avaliar o plano de marketing de uma empresa.
  • Supervisionar as diligências necessárias de forma a assegurar toda a documentação relativa a serviços turísticos.
  • Definir metodologias, organizar, acompanhar e controlar a realização de eventos, conferências, programas de animação e programas especiais para grupos.
  • Coordenar serviços especializados, designadamente no âmbito da atividade hoteleira, área comercial, relações públicas, animação e agências de viagens.
  • Promover, coordenar, orientar atividades e eventos turísticos em estruturas de turismo de saúde e bem-estar.
  • Identificar e coordenar atividades de lazer e animação em função dos segmentos do mercado, da época do ano e dos recursos disponíveis.
  • Conceber e promover programas especiais de incentivos para organizações (“packages” e à medida).
  • Proceder à organização administrativa da empresa, planeando e organizando as suas atividades tendo presente a legislação específica do setor.

Empresas protocoladas para formação em Contexto de trabalho

  • Município de Vila Nova de Gaia;
  • Município de Resende;
  • Companhia das Águas das Caldas de Aregos E.M. S.A.;
  • Quinta da Boeira;o Holiday Inn Porto Gaia;
  • Sociedade Hoteleira de Portugal (Grande Hotel do Porto);
  • Marta e Saavedra, Hostels e Eventos;
  • White Tower, Lda;
  • B-Around, Lda.

Estrutura do Curso

Unidade Curricular (1º Ano)

HLS

ECTS

Comunicação em Língua Inglesa

60

6

Tecnologias de Informação e Comunicação

60

6

Princípios de Turismo

60

6

Políticas do Turismo

60

6

Gestão de Organizações

60

6

Cultura do Mundo Contemporâneo

60

6

Comportamento Humano nas Organizações

60

6

Dinâmicas em Turismo e Lazer

60

6

Operações Técnicas em Agências de Viagens

60

6

Marketing Aplicado ao Turismo

60

6

Total

600

60

 

Unidade Curricular (2º Ano)

HLS

ECTS

Património e Técnicas de Interpretação

60

6

Operações Técnicas em Hotelaria

60

6

Gestão de Eventos e Animação em Turismo

60

6

Estratégias e Desenvolvimento de Destinos Turísticos

60

6

Empreendedorismo e Inovação em Turismo

60

6

Formação em Contexto de Trabalho

750

30

Total

1050

60

 

Cursos do ISPGAYA para progressão de estudos

  • Licenciatura em Turismo

Coordenador:

Prof. Doutor João Monteiro | jmonteiro@ispgaya.pt