Saltar para conteudo
Voltar

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

06 maio, 2014
1 minuto de leitura
Cursos Técnicos Superiores Profissionais

 Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, procedeu à criação e regulamentação de um novo modelo de ciclo de estudos para vigorar no ensino politécnico, em desenvolvimento da Lei de Bases do Sistema Educativo, denominado Curso de Técnico Superior Profissional (Curso TeSP).

Trata-se de ciclos de estudos superiores de dois anos, não conferentes de grau académico, mas sim, de um diploma de ‘Técnico Superior Profissional’, correspondente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Esta qualificação de nível 5 carateriza-se por:

   1. Assegurar ao diplomado conhecimentos abrangentes, especializados, factuais e teóricos, numa determinada área de estudo ou de trabalho, e consciência dos limites desses conhecimentos;
   2. Dotar o diplomado de uma gama abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções criativas para problemas abstratos;
   3. Desenvolver no diplomado a capacidade de gestão e supervisão, em contextos de estudo ou de trabalho sujeitos a alterações imprevisíveis, e de revisão e desenvolvimento do seu desempenho e do de terceiros.

Neste enquadramento, o Instituto Superior Politécnico Gaya encontra-se a trabalhar no desenvolvimento dos seguintes Cursos TeSP:

    - Contabilidade e Fiscabilidade

    - Electrónica e Automaçã Industrial

    - Gestão de PME

    - Gestão de Redes e Sistemas Informáticos

    - Gestão de Turismo

    - Intervençã Social e Comunitária

    - Tecnologia Mecatrónica

Podem candidatar-se os seguintes destinatários:

    1. Os titulares de um curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.
    3. Detentores do 10º e 11º ano de escolaridade, com frequência do 12º ano mas sem o terem concluído, que demonstrem, através de uma prova de avaliação de capacidade, aptidão para a frequência dos mesmos.
    4. Titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um diploma do ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.