Saltar para conteudo

Perguntas Frequentes

Nesta área obtém a resposta às perguntas mais frequentes. Queremos ajudar da melhor forma, não hesites em falar connosco.

Como posso submeter a minha candidatura a um curso do ISPGAYA?

Fechar Abrir

As candidaturas podem ser submetidas:

Após a candidatura e se for colocado, como devo proceder?

Fechar Abrir

Após divulgação dos resultados, os estudantes colocados em cada fase de candidatura dispõem de 15 dias para efetuar a matrícula/inscrição.

Onde posso inscrever-me para realizar as provas de ingresso?

Fechar Abrir

As provas de ingresso são atualmente concretizadas através de exames finais nacionais do ensino secundário. A inscrição nesses exames é feita na escola secundária na qual o aluno está matriculado.

Posso candidatar-me à bolsa de estudos da DGES?

Fechar Abrir

Sim podes. Para saber se tens direito à bolsa faz aqui a simulação https://www.dges.gov.pt/simulador/?plid=373

Como obter as credenciais de acesso para concorrer a bolsa de estudo?

Fechar Abrir

Junto do Gabinete de Ação Social do ISPGAYA.

Esqueci-me da minha palavra-passe para aceder à minha área pessoal de candidatura. Como posso obter uma nova palavra-passe?

Fechar Abrir

Deverá, na página de entrada do formulário de candidatura a bolsa, em https://www.dges.gov.pt/wwwbeon/, solicitar a recuperação da palavra-passe em "Esqueceu-se do seu código de utilizador ou da palavra-passe?" introduzindo o seu número de identificação fiscal (NIF) e o endereço eletrónico.

Receberá imediatamente um email com os dados para aceder à sua área pessoal.

Posso usufruir de bolsa de estudos no ISPGAYA?

Fechar Abrir

Sim podes. Para isso consulta a área dedicada às bolsas, ondes encontrarás toda a informação sobre as bolsas que temos à tua disposição.

Qual é a média de entrada (nas candidaturas pelo Regime Geral)?

Fechar Abrir

Para a candidatura pelo regime geral é necessária uma nota mínima de 95 pontos na prova de ingresso ou no conjunto de provas de ingresso aceites para o curso ao qual se candidatam.

A seriação é feita por ordem decrescente da nota de candidatura (calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação da prova de ingresso exigida × 0,35).

Tenho um Curso de Especialização Tecnológica (CET), preciso de realizar alguma prova de acesso?

Fechar Abrir

Sim. Tens que realizar uma prova de ingresso no Instituto.

Tenho um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), preciso de realizar alguma prova de acesso?

Fechar Abrir

Se o CTeSP que concluíste se enquadrar dentro da mesma área científica da licenciatura não precisas de realizar prova de acesso. Se o CTeSP não se enquadrar dentro da mesma área científica da licenciatura, tens que realizar uma prova de ingresso no Instituto.

Tenho um curso profissional, posso ingressar no ISPGAYA sem exames nacionais?

Fechar Abrir

Sim. No entanto terás que realizar uma prova de ingresso no Instituto de acordo com o regulamento m vigor (colocar hiperligação para o regulamento).

Estou a estudar noutra instituição de ensino superior, posso candidatar-me ao ISPGAYA?

Fechar Abrir

Sim desde que cumpras as condições de ingresso previstas no regime de Mudança de Par Instituição/Curso.

Já estive matriculado no ensino superior mas não concluí o curso, pretendo mudar de instituição e/ou curso, tenho que ter a prova de ingresso?

Fechar Abrir

Sim. De acordo com a Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, para poderem requerer a mudança para instituição e/ou curso é condição obrigatória os alunos:

  • Terem estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
  • Terem realizado, com a nota mínima exigida, os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par instituição/curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • A mudança de instituição e/ou curso não é possível no mesmo ano letivo em que os alunos tenham ingressado no ensino superior.

Quero mudar de instituição e/ou curso, mas a minha prova de ingresso tem mais de três anos, tenho que voltar a realizá-la?

Fechar Abrir

Não. Para candidaturas pelo regime de Mudança de Par Instituição/Curso, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.

Nunca estive inscrito no ensino superior e as minhas provas de ingresso caducaram, como posso candidatar ao ISPGAYA?

Fechar Abrir

Caso tenhas mais de 23 anos completos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas, e nunca tenham estado matriculados no ensino superior podes candidatar-se pelo Regime Acesso para Maiores de 23. Caso ainda não tenhas completado 23 anos terás que realizar as provas de ingresso numa escola secundária.

Pretendo reingressar no ensino superior, como deverei proceder?

Fechar Abrir

O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido. Assim, se estiveste matriculado no ISPGAYA e pretendes reingressar no mesmo curso, entra em contacto com a secretaria.

Tenho uma licenciatura, preciso de realizar alguma prova de ingresso?

Fechar Abrir

Detentores de uma licenciatura ou de habilitação legalmente equivalente não precisam de realizar provas para acesso para as licenciaturas.

Posso candidatar-me a um mestrado?

Fechar Abrir

Para te candidatares a um mestrado tens que ser detentor de habilitação superior ao nível da licenciatura ou de habilitação legalmente equivalente na área de formação do mestrado.