Saltar para conteudo
Voltar

Seminário – Turismo de Backpackers, Realidades e Desafios

02 julho, 2018
1 minuto de leitura
 Seminário – Turismo de Backpackers, Realidades e Desafios

Realizou-se no dia 18 de junho, pelas 09 horas, no auditório do Parque Biológico de Gaia, o Seminário – Turismo de Backpackers, Realidades e Desafios, a sessão de abertura foi presidida pelo Presidente do ISPGAYA (Instituto Superior Politécnico) - Professor Doutor Lino Tavares Dias, e pela Dra. Elsa Ribeiro (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho).

Este evento, contou com dois painéis distintos de oradores convidados, no primeiro painel que contou com a moderação da Luísa Gondarez, aluna da Licenciatura de Turismo – 2ºano. Este painel foi mais dedicado ao estado da arte, numa perspetiva mais académica e de investigação, sobre as diversas realidades e perspetivas sobre o Turismo de Backpackers. Tivemos assim, a honra da participação e intervenção de diversos oradores convidados, nomeadamente, o Professor Doutor Sérgio Araújo (Coordenador do Mestrado em Turismo e Ambiente e Vice-Diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar | Instituto Superior de Leiria), a Professora Especialista Ana Setas Ferro (Docente do Ensino Superior Politécnico - Ispgaya), e a Dra. Elsa Caramujo (Diretora da Direção de Turismo da Fundação Inatel).

Relativamente ao segundo painel, mais dedicado à iniciativa privada e ao experienciado que cada organização empresarial detém deste segmento de mercado em particular. Este painel contou com a moderação do Pedro Fernandes, aluno da Licenciatura de Turismo – 2ºano, também aqui tivemos a honra da presença e intervenção de diversos oradores convidados, players no mercado turístico, nomeadamente, o Professor Doutor Alexandre Pinto (Co-Founder & Chairman - iClio), a Dra. Beatriz Santos (Diretora Comercial em representação da ORBITUR), o Engº Abílio Vilaça (Vice-Presidente da APEXTOUR/IFCTS), e finalmente, o Dr. Nuno Dias (Diretor Técnico da APEXTOUR/IFCTS).

De sublinhar ainda, que dada a importância e pertinência da temática abordada, foi do consenso geral, que o Turismo de Backpackers, é ainda hoje um fenómeno pouco estudado, com ausência de legislação e uma entidade reguladora competente, assim como, uma conta satélite dedicada ao estudo e à pertinência deste fenómeno. Exige-se assim, com caráter de urgência, uma definição de uma série de recursos e pressupostos normativos, que cumpram cabalmente as funções intervenção do Estado em todos as vertentes da atividade turística e do Turismo.

Finalmente, agradecemos a todos os oradores convidados, o privilégio da sua presença e da partilha do conhecimento adquirido, e por último, um agradecimento especial, aos alunos dos três anos da Licenciatura de Turismo, pelo excelente trabalho realizado na organização deste evento.

https://www.cm-vminho.pt/index.php?oid=17141&op=all  - C.M. Vieira do Minho.

https://correiodominho.pt/noticias/vieira-no-seminrio-turismo-de-backpackers-realidades-e-desafios/111218  - Correio do Minho.

Partilha