Informação - COVID-19

O que é o Coronavírus e o COVID-19?

O Coronavírus é um vírus que origina infeções que afetam o sistema respiratório, podendo ser semelhantes às constipações comuns ou evoluir para uma doença mais grave, como a pneumonia. COVID-19 é a designação dada pela Organização Mundial da Saúde para identificar a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Quais são os sinais/ sintomas associados ao COVID-19?

Os sinais e sintomas da COVID-19 variam em gravidade, desde a ausência de sintomas (sendo assintomáticos) até febre (temperatura ≥ 38.0ºC), tosse, dor de garganta, cansaço e dores musculares e, nos casos mais graves, pneumonia grave, síndrome respiratória aguda grave, septicémia, choque sético e eventual morte.

Os dados mostram que o agravamento da situação clínica pode ocorrer rapidamente, geralmente durante a segunda semana da doença.

Recentemente, foi também verificada anosmia (perda olfato) e em alguns casos a perda do paladar, como sintoma da COVID-19.

Como se transmite?

A COVID-19 transmite-se pessoa-a-pessoa por contacto próximo com pessoas infetadas (transmissão direta), ou através do contacto com superfícies e objetos contaminados (transmissão indireta).

A transmissão por contacto próximo ocorre principalmente através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca de pessoas infetadas, quando tossem ou espirram, e que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada e assim infetar outras pessoas quando estas tocam com mãos nestes objetos ou superfícies, tocando depois nos seus olhos, nariz ou boca.

Como é que posso prevenir?

  • Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
  • Evitar tocar na cara com as mãos;
  • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

Para mais informações, consulte:

COVID-19 - Perguntas frequentes

Coronavírus (COVID.19) e o Programa Erasmus+

Legislação, Despachos, Circulares e Comunicados

A Organização Mundial de Saúde declarou, em 30 de janeiro de 2020, a situação de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional da COVID-19 e, em 11 de março de 2020, considerou a COVID-19 como uma pandemia.

Na sequência desta declaração, têm vindo a ser aprovadas e publicadas no Diário da República um conjunto de medidas destinadas aos cidadãos, às empresas e às entidades públicas e privadas, relativas à infeção epidemiológica por COVID-19.

O Diário da República Eletrónico  (https://dre.pt/legislacao-covid-19) disponibiliza este conjunto de medidas por ordem cronológica (https://dre.pt/legislacao-covid-19-por-data-de-publicacao) da sua publicação e por área temática (https://dre.pt/legislacao-covid-19-por-areas-tematicas).

Página do Governo com Informação da Resposta de Portugal à Pandemia COVID-19

https://covid19estamoson.gov.pt/

Outras informações

ISPGAYA produz viseiras

Apoio ISPGAYA

Regras de utilização das instalações do ISPGAYA

Anexos

 

Cartaz Covid 19

Comunicado MCTES - Fim de estado de emergencia - v30 abril 2020

MCTES - Recomendação e esclarecimento às instituições científicas e de ensino superior - 17.04.2020

Plano de Contingência - ISPGAYA

Levantamento progressivo das medidas de contenção COVID-19 

Recomendação às instituições científicas e de ensino superior para garantir o processo de reativação faseada e responsável das atividades na presença de estudantes, docentes e investigadores